15 março 2006

Recepcionista (Ilustração concluída por João Martins/Who)

Sempre achei que demasiada humildade, demasiada inteligência, demasiado humor, demasiada paciência , demasiadas qualidades , era demasiado .
Como diz o povo : o que é demais chateia …

Mas nunca pensei que demasiada honestidade fosse demasiado . Nunca até um dia …
Um dia , exercia eu a minha profissão de hoteleiro ( nunca gostei da expressão “ hoteleiro “ . sempre me lembrou as Tríades ou uma qualquer Irmandade do Mal…) quando a certa altura , foi necessária a contratação de um novo trabalhador . O hotel precisava de um Recepcionista .
Só quem já passou por um processo de recrutamento sabe o que aparece quando se pede um trabalhador para uma determinada profissão !
De repente toda a gente pensava que sabia ser Recepcionista de Hotel !! “ Afinal…” –terão pensado – “ …o que é que há pra saber ?! Um Recepcionista é o gajo que dá as chaves do quarto e diz onde é que um gajo pode ir jantar ..! …Eu sei fazer isso !!!”
Como alguém teria dito : “ Olhe que não … olhe que não … “
Então , de repente , começo a receber currículos de Electricistas , Pianistas , Reformados das Forças Armadas e o diabo a sete !! Tooooda gente era de repente competente para desempenhar a função …Afinal … quem não sabe dar um raio de uma chave ?!

Selecciono os currículos e começo a fazer entrevistas . Um Recepcionista tem de ser alguém com apresentação , que fale fluentemente línguas , que tenha cultura e rapidez de raciocínio e , acima de tudo , como qualidade natural , tenha bom senso . É uma profissão que lida com as mais variadas pessoas , das mais variadas culturas , com os mais variados temperamentos . Uns chegam cansados aos hotel , outros vêm chateados com problemas com a agência de viagens , outros perderam-lhes as bagagens . Não é qualquer um que tem estofo de psicólogo e consegue acalmar , compreender e fazer-se compreendido por este vasto leque de pessoas .

Chego finalmente ao indivíduo ideal . O homem tem tudo o que é requisito técnico .Tem boa apresentação , sabe línguas , tem até uma razoável experiência !! A entrevista corre muuuito bem . Até que chego à pergunta fatal :
“ Então e porque é que saiu do anterior emprego ? “ – digo já convencido de que “ tinha trabalhador “ .
Responde humilde e honesto : “ … Ah , diziam que eu roubaaaava … “
DOING !!!!!!
Não se pode ser demasiado honesto , nem demasiado humilde ou demasiado outra coisa …
Na sua honestidade , o homem lançava suspeição sobre a sua pessoa , logo , excluía-se à partida …

Bom senso! Descobri o que lhe faltava …
Agradeci-lhe e telefonei-lhe mais tarde a comunicar que “ Havia uma pessoa mais qualificada , mas que ficaríamos com o seu Curriculum para uma próxima vez “ .
Se ao menos ele soubesse quando estar calado …

Carlos Rosa, 34 anos
Hoteleiro

Sem comentários: